O escritório dinamarquês BIG foi selecionado para projetar uma torre de uso misto de 185 metros de altura em Frankfurt, Alemanha. Com uma forma que é "tanto racional como escultural", o arranha-céu será organizado como um volume básico cujas lajes "se deslocam" para criar os "melhores espaços para cada programa específico."
"Organizada como uma pilha esbelta e racional de pavimentos habitáveis, a torre é interrompida por dois movimentos onde o programa muda", comentam os arquitetos.
"No nível da rua as lajes recuam e avançam para criar terraços verdes e coberturas voltadas para o parque. No meio da silhueta, onde a torre se torna residencial, as lajes deslizam para fora em um movimento espiral, criando terraços e espaços externos para os moradores. Em sua porção superior a torre volta a ser um simples empilhamento de lajes otimizadas, completando sua torção para retomar a orientação dos pavimentos abaixo."
"Esses movimentos trazem a escala humana da rua para o skyline, incorporando o caráter único de Frankfurt. A torre combina esses espaços residenciais e de trabalho em uma forma que é, ao mesmo tempo, clássica e escultórica.
O edifício tem conclusão prevista para 2018.
Arquitetos
Localização
Katharinenpforte 6, 60313 Frankfurt am Main, AlemanhaArquitetos responsáveis
Bjarke Ingels, Andreas Klok PetersenLíder de projeto
Lorenzo BoddiEquipe de projeto
Enea Michelesio, Max Aldunate Reitour, Gabrielė Ubarevičiūtė, Joanna Jakubowska, Katarzyna Joanna Piekarczyk, Lucas Carriere, Emily King, Julieta Muzillo, Giedrius Mamavicius, Lucian Tofan, Raphael CirianiCliente
Tishman SpeyerColaboradores
Bollinger + GrohmannÁrea
65.000 m²Ano do projeto
2018Fotografias
BIG